FAQ

Como aderir ao Portal da FE-AP?

​ A adesão ao Portal da FE-AP faz-se através do preenchimento de um questionário inicial a disponibilizar no site da eSPap.

Quem pode aderir ao Portal da FE-AP?

Podem aderir ao Portal da FE-AP todos os organismos da AP, enquanto contraentes públicos. Contudo, existe um calendário definido bem como regras para esta adesão que podem ser consultadas no site da eSPap.

O que vê um utilizador no Portal da FE-AP?

​Caso a entidade, identificada pelo NIF, para a qual foi concedida a autorização de acesso, já esteja a trocar faturas eletrónicas com Fornecedores da AP, terá acesso à listagem de todas as faturas rececionadas e respetivo estado. Dependendo das autorizações concedidas ao utilizador, poderá ter outras funcionalidades disponíveis.

É preciso utilizador e palavra passe?

Sim, o Portal da FE-AP 2.0 passa a estar disponível a qualquer entidade pública e como tal requer a criação de utilizadores/palavra passe associados a um NIF.

O Portal da FE-AP permite aceder aos documentos eletrónicos de mais do que um NIF?

Sim. Um utilizador pode ter acesso a mais do que um NIF desde que a entidade pública tenha este mesmo controlo/acesso. 

O utilizador administrador pode criar utilizadores?

Sim, com este perfil um utilizador pode criar os utilizadores desde que dentro do mesmo NIF a que o utilizador administrador tem acesso.

Como deve ser composto o nome do utilizador?

​O nome do utilizador deve ser fácil de memorizar e pode ser composto por uma variação do nome (ex: Ana.Silva ou AnaRitaSilva). Caso o nome já esteja a ser utilizado, pode utilizar uma das nossas sugestões ou utilizar numeração para o distinguir de outros (ex: Ana.Silva.90 ou AnaRitaSilva79). 

Tenho uma dúvida, como posso obter ajuda?

​Acedendo ao menu do portal, em "Apoio/Pedido de Apoio" será encaminhado para a página onde pode colocar as suas questões.

Já tem acesso ao GeRFiP, e pretende saber como será disponibilizado o Portal da FE-AP

​Os organismos da AP que já são utilizadores da solução GeRFiP (clientes dos Serviços Partilhados de Finanças) serão contactados pela eSPap para aderir à solução FE-AP, de acordo com o planeamento global do projeto de implementação do qual fazem parte, também, um grupo restrito de fornecedores da AP.

Como é que um fornecedor pode iniciar o envio de documentos de faturação eletrónica para o Portal da FE-AP?

​O fornecedor deve ser direcionado para o site da eSPap onde tem a informação necessária sobre o projeto e questionário de adesão. 

O Novo Portal da FE-AP funciona em todos os Browsers?

​Para utilização deste portal apenas são suportados os seguintes browsers:

•          Google Chrome (última versão) - Recomendado;

•          Internet Explorer 10 ou 11.

É necessário alguma ferramenta específica para consultar os documentos no Portal da FE-AP?

Para consulta dos documentos disponibilizados por esta aplicação, são necessárias as seguintes ferramentas:

•          Leitor de ficheiros PDF;

•          Leitor de ficheiros XSLX.

São necessárias configurações específicas para aceder ao Portal da FE-AP?

​Com vista a garantir o correto funcionamento do Portal da FE-AP (www.feap.gov.pt), é recomendada a realização prévia das seguintes configurações no(s) browser(s) usado(s):

•          Permitir o uso de cookies por parte do Portal da FE-AP;

•          Permitir a utilização de pop-ups por parte do Portal da FE-AP;

•          Adição do Portal da FE-AP aos Sites fidedignos (Trusted Sites).

Ao iniciar sessão no Portal FE-AP, ocorreu o erro no SGU “E107- o utilizador não tem perfis para a aplicação”. O que devo fazer?

Significa que está a ser colocado um utilizador que não existe no SGU. Verifique o utilizador e tente novamente.

Ao iniciar sessão no Portal FE-AP, ocorreu o erro no SGU “E47- Login ou password Errada”. O que devo fazer?

​Significa que está a ser colocado um user que existe no SGU, mas que a password não é a correcta. Verifique a password e tente novamente.

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