Quais as funcionalidades da plataforma FE_AP?
O portal FE-AP oferece um conjunto de funcionalidades referentes á fatura eletrónica como:
✓ Consulta dos documentos eletrónicos rececionados
✓ Validação e conferência sobre os documentos eletrónicos rececionados
✓ Registo dos documentos eletrónicos rececionados
✓ Alteração de estado com envio de mensagens de estado para o fornecedor
✓ Criação de pedidos de apoio
✓ Gestão de utilizadores
✓ Gestão de Entidades.
Que tipo de utilizadores existem na plataforma FE-AP?
Administrador:
✓ Permite efetuar todas as ações sobre os documentos;
✓ Visualizar o detalhe das Entidades que tem afetas;
✓ Gerir utilizadores;
Financeiro Manager e Financeiro:
✓ Permite efetuar todas as ações sobre os documentos;
Consulta:
✓ Permite apenas consultar os documentos.
O que vê um utilizador no Portal da FE-AP?
Caso a entidade, identificada pelo NIF, para a qual foi concedida a autorização de acesso, já esteja a comunicar documentos eletrónicos com Fornecedores da AP, terá acesso à listagem de todos os documentos rececionados e respetivos estados. Dependendo das autorizações concedidas ao utilizador, poderá ter outras funcionalidades disponíveis.
É preciso utilizador e palavra passe?
Sim, o Portal da FE-AP disponibiliza a qualquer entidade pública aderente a criação de utilizadores/palavra passe associados a um NIF.
O Portal da FE-AP permite aceder aos documentos eletrónicos de mais do que um NIF?
Sim. Um utilizador pode ter acesso a mais do que um NIF desde que a entidade pública tenha este mesmo controlo/acesso.
O utilizador administrador pode criar utilizadores?
Sim, com este perfil um utilizador pode criar os utilizadores desde que dentro do mesmo NIF a que o utilizador administrador tem acesso.
Como deve ser composto o nome do utilizador?
O nome do utilizador deve ser fácil de memorizar e pode ser composto por uma variação do nome (ex: Ana.Silva ou AnaRitaSilva). Caso o nome já esteja a ser utilizado, pode utilizar uma das nossas sugestões ou utilizar numeração para o distinguir de outros (ex: Ana.Silva.90 ou AnaRitaSilva79).
Tenho uma dúvida, como posso obter ajuda?
Acedendo ao menu do portal, em "Apoio/Pedido de Apoio" será encaminhado para a página onde pode colocar as suas questões.
Consultar lista dos meus pedidos?
Para aceder ao seus pedidos deve seguir o caminho em "Pedidos - > Consultar Pedidos
Como devolver um documento?
Para devolução de documentos o utilizador deverá aceder ao "Detalhe do documento", selecionar a opção "Devolver Documento" na parte inferior do ecrã e posteriormente clicando de seguida no botão "Executar"
Posso consultar o PDF de um documento?
Sim, para consulta do PDF do documento eletrónico recebido no menu "Documento Faturação" deve selecionar o documento pertendido e clicar no ícone PDF que se encontra acima da tabela onde se lê "Exportar..."
Como exportar um documento?
Deverá selecionar o documento em questão, colocando um pisco na primeira coluna disponível na consulta. Posteriormente, deverá clicar no símbolo "PDF" situado acima dos títulos da tabela de resultados.
Pesquisar um documento no portal FE-AP?
Para consultar documentos de faturação recebidos no Portal da FE-AP, deve aceder à área "Consultas -> Documentos de Faturação". Caso tenha necessidade poderá ajustar os termos de pesquisa, nomedamente limitando os resultados pelo fornecedor pretendido ou pela data de receção dos documentos.
O fornecedor indica que enviou uma fatura mas não a conseguimos visualizar
Deverá verificar selecionar Menu/ Consultas /Documentos de Faturação/ fonecedor (preencher com o nif) e em data de reçeção colocar uma data igual ou inferior à data do documento
Não consigo registar uma fatura de um fornecedor em GERFIP, não são devolvidos resultados quando efetuou a pesquisa pelo contribuinte do fornecedor
Deverá solicitar a criação do fornecedor em GERFIP
Já tem acesso ao GeRFiP, e pretende saber como será disponibilizado o Portal da FE-AP
Os organismos da AP que já são utilizadores da solução GeRFiP (clientes dos Serviços Partilhados de Finanças) serão contactados pela eSPap para aderir à solução FE-AP, de acordo com o planeamento global do projeto de implementação do qual fazem parte, também, um grupo restrito de fornecedores da AP.
Como é que um fornecedor pode iniciar o envio de documentos de faturação eletrónica para o Portal da FE-AP?
O fornecedor deve se dirigir ao site da eSPap e selecionar FE-AP Adesão de Fornecedores onde irá obter a informação necessária sobre o processo de adesão.
O Portal da FE-AP funciona em todos os Browsers?
Para utilização deste portal apenas são suportados os seguintes browsers:
• Google Chrome (última versão) - Recomendado;
• Microsoft Edge.
É necessário alguma ferramenta específica para consultar os documentos no Portal da FE-AP?
Para consulta dos documentos disponibilizados por esta aplicação, são necessárias as seguintes ferramentas:
• Leitor de ficheiros PDF;
• Leitor de ficheiros XSLX
São necessárias configurações específicas para aceder ao Portal da FE-AP?
Com vista a garantir o correto funcionamento do Portal da FE-AP, é recomendada a realização prévia das seguintes configurações no(s) browser(s) usado(s):
• Permitir o uso de cookies por parte do Portal da FE-AP;
• Permitir a utilização de pop-ups por parte do Portal da FE-AP;
• Adição do Portal da FE-AP aos Sites fidedignos (Trusted Sites).
Necessito de um utilizador para proceder à validação das faturas como devo proceder?
Cada Entidade tem associada um utilizador administrador com permissões para a criação de utilizadores adicionais. Deverá contatar o respetivo utilizador administrador.
O utilizador administrador já não trabalha nesta entidade como devo proceder para criar um novo utilizador.
Solicitamos que a situação descrita seja reportada para o nosso endereço de e-mail spfin.b2ap@espap.gov.pt